O Pilates é um sistema de exercícios complexos e quando utilizado integralmente na gestação pode trazer riscos à praticante. Portanto, não basta você procurar um profissional que ensine o método. É necessário que o profissional domine a especificidade do exercício físico nesta fase e adapte os exercícios do método Pilates ao período de Gestação respeitando as mudanças fisiológicas e Biomecânicas que ocorrem durante essa fase delicada e especial da vida da mulher.
Trabalho da respiração : É um dos princípios mais importantes do método Pilates. Através dele torna-se possível: a otimização de padrões respiratórios inadequados, melhorando a sensação de cansaço; a ativação de músculos do tronco e abdome que trabalham quando respiramos profundamente; a melhora da consciência corporal que além de corrigir a postura ajuda a acalmar.
Fortalecimento da musculatura do abdome : O Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa um músculo mais profundo chamado de transverso do abdome que funciona como um cinta. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais.
Fortalecimento do assoalho pélvico : Um assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto, promove a rápida recuperação e cicatrização, auxilia na reconquista de boa qualidade muscular após o parto e previne incontinência urinária por esforço.
Melhora da circulação : Como o Pilates é uma atividade dinâmica, ocorre uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo. Isso é benéfico tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. Um dos resultados visíveis é a prevenção de câimbras e inchaços nas pernas.
Otimização da postura : Durante a gestação, o crescimento do útero promove um deslocamento do centro de gravidade que por sua vez conduz às alterações posturais típicas da gravidez. A projeção da coluna para frente pode trazer desconfortos musculares como a lombalgia, muito comum em gestantes. Com a prática assídua do Pilates, os músculos responsáveis pela postura são ativados através de um trabalho de reeducação de movimento e isso ajuda a amenizar os quadros de dor.
Preparo para o parto : A interação entre o corpo e a mente durante a prática do método, conscientiza a gestante sobre as modificações fisiológicas e psicológicas dando um maior suporte para o parto.
Fortalecimento dos membros superiores e inferiores : Todo o corpo é trabalhado, assim tanto os braços quanto às pernas serão fortalecidos para ajudar a futura mamãe a ter qualidade de vida durante a espera e durante os cuidados com o bebê como carregar e amamentar.
Atividade de baixo impacto : O método Pilates tem no seu amplo repertório exercícios com movimentos de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações das gestantes.
Qualidade de vida : A soma de todos os benefícios citados anteriormente possibilita uma melhora na qualidade de vida da mãe e conseqüentemente do bebê.