Você já ouviu falar sobre os benefícios que o pilates para a prevenção da osteoporose?
Pode ser que você tenha ouvido falar dos diversos benefícios do pilates para outras áreas da saúde, mas não sabe o quanto o referido conjunto de técnicas pode melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Talvez você tenha lido algo a respeito de quanto o pilates é vantajoso para quem possui a patologia em questão, mas não se aprofundou no assunto.
O que muitos não sabem é que essa a osteoporose, que já atinge mais de 10 milhões de pessoas, principalmente idosos e mulheres após a menopausa, é responsável pela ocorrência de 9 milhões de fraturas no território brasileiro, sendo uma a cada 3 segundos.
Por essa razão, mostraremos, nas linhas a seguir, os sintomas da osteoporose, os tipos e os fatores de risco dessa patologia, e como o Pilates pode auxiliar na prevenção da mesma.
A osteoporose que, literalmente, significa ‘osso poroso’, é uma patologia na qual ocorre uma redução da densidade da massa óssea. Uma vez que os ossos estão com a sua densidade comprometida, eles se tornam mais porosos e frágeis, os riscos de fratura crescem cada vez mais. A perda de massa óssea ocorre de forma progressiva e silenciosa, não apresentando sintomas até o dia da primeira fratura.
As partes do corpo que são mais atingidas pela osteoporose são as vértebras, o fêmur, o quadril, o punho, o braço e o colo do fêmur, uma das regiões que tem o maior risco de fratura em caso de quedas.
Em estágio avançado, os principais sintomas da osteoporose são:
Se você conhece alguém que está apresentando tais sintomas, recomende que essa pessoa procure um especialista para saber se ela apresenta um quadro de osteoporose e, dessa maneira, evitar fraturas e limitações. Uma vez encaminhada ao médico, este solicitará a pessoa a realização de um densitometria óssea, que avalia modificações na densidade dos ossos com passar do tempo.
Existem três tipos de osteoporose que serão apresentados nas linhas a seguir. Conheça-os agora:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem um conjunto de fatores que influenciam no aparecimento de osteoporose, mesmo que sejam tomadas medidas preventivas. Tais fatores constam em uma cartilha para pacientes com osteoporose elaborada pela entidade mencionada neste parágrafo. Veja-as a seguir:
A prática de exercícios para a prevenção de osteoporose é complicada, pois é preciso ter cuidados com exercícios para quem já desenvolveu a referida patologia. Existem diversas atividades físicas para a prevenção e reabilitação da osteoporose, entre as quais se inclui o Pilates.
O método Pilates possui uma série de exercícios que são voltados para quem tem osteoporose, ou deseja prevení-la. Porém, é fundamental que a pessoa saiba qual é o exercício adequado para a condição dela. Para que você entenda melhor, usaremos como parâmetro a explicação dada por Rebekah Rotstein para cada tipo de exercício de Pilates para osteoporose. A especialista em questão estuda o uso do Pilates para tratamento e prevenção da osteoporose.
De acordo como Rebekah Rotstein, os exercícios com suporte de pesos ajuda a prevenir a osteoporose. Isso porque o tecido ósseo, assim como o muscular, é bem dinâmico, necessitando de atividades físicas que o fortalecem o equilíbrio e, consequentemente, evitam o risco de quedas.
A especialista também afirma que os exercícios de prevenção à osteoporose devem incluir atividades de impacto, como correr ou pular. Todavia, se a pessoa tem uma densidade óssea baixa, esses exercícios são contraindicados.
Tecnicamente, os exercícios com suporte de pesos são todos feitos de pé. Rebekah Rotstein falou que também devem ser incluídas técnicas de Pilates nas quais a pessoa deve ficar “de quatro”, isto é, com os joelhos e as mãos no chão. Desse modo, a pessoa deve suportar o peso do tronco através das mãos e, com isso, transmitir força para os pulsos. Esse exercício é importante porque os pulsos, junto o quadril e a coluna, são um dos locais onde mais ocorrem fraturas em virtude da osteoporose.
Ademais, Rotstein afirma que exercícios de resistência que envolvem os músculos também auxilia o fortalecimento dos ossos. A resistência, de acordo com ela, pode ser feita por meio de faixas elásticas, pesos ou molas. Também é possível usar o próprio peso corporal como forma de resistência e, com isso, induzir a tração muscular.
Contudo, a melhor forma de fortalecer os ossos e, deste modo, protegê-los dos efeitos da osteoporose, é através da combinação de exercícios com suporte de pesos e de resistência. Rebekah Rotstein recomenda que seja usado técnicas de agachamento com pesos, exercícios com faixas elásticas ou molas.
Outra opção é a utilização do próprio peso como forma de resistência e, em alguns casos, para flexão de braços. Nesse caso, você usa a gravidade e o próprio peso corporal para criar resistência e induzir a tração muscular.
O Pilates possui um conjunto de técnica que ajuda a fortalecer os ossos e os músculos, além de melhorar a coordenação motora. O uso delas por pessoas idosas ajuda a melhorar a postura e o equilíbrio e, com isso, evita o grande perigo trazido pela osteoporose: as quedas e, consequentemente, a indução de fraturas. Para que tais efeitos sejam maximizados, é necessário que a pessoa tenha uma alimentação que estimule a mineralização dos ossos.
O pilates é uma excelente forma de fortalecer o corpo, de modo que melhora a coordenação motora e o esqueleto axial (crânio, caixa torácica e coluna vertebral). Contudo, para que a prevenção da osteoporose seja efetiva, os ossos necessitam de exercícios que promovem carga adicional, de modo que reduz a perda de massa óssea que ocorre durante o envelhecimento.
Rebekah Rotstein afirma que é preciso praticar exercícios de agachamento com peso, corrida e saltos. De acordo com especialista, o tecido ósseo fica ‘preguiçoso’ com o passar do tempo e, por isso, precisa ser submetido a movimentos em direções e velocidades diferentes, pois, dessa maneira, os ossos se fortalecerão constantemente.
Uma vez que você já conhece os benefícios do Pilates para o fortalecimento do tecido ósseo e, consequentemente, para a prevenção da osteoporose, recomendamos que você procure um especialista para saber se você pode praticar os exercícios propostos pelo Pilates e quais são as técnicas mais indicadas conforme a condição da sua densidade óssea.
Gostou deste conteúdo? Ajudou você a esclarecer suas dúvidas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.